É o ramo que estuda as abelhas produtoras de mel e as técnicas para explorá-las convenientemente em benefício do homem. Inclui técnicas de criação de abelhas e a extração e comercialização de mel, cera, geléia real, pólen e própolis. As abelhas melíferas são criadas em áreas onde haja abundância de plantas produtoras de néctar.
Trata-se de uma atividade muito antiga e difundida, que acredita-se ser originária do Oriente. China, México e Argentina são os principais países exportadores; Alemanha e Japão os maiores importadores.
A apicultura é uma atividade muito antiga, suas origens estão na pré-história. São conhecidos os desenhos descobertos em cavernas da Espanha, mostrando o homem primitivo colhendo o mel de um enxame, com o auxílio de uma escada de cordas presa ao topo de um barranco. Antigos registros do Egito, Mesopotâmia e Grécia descrevem fatos sobre a criação de abelhas. A Bíblia faz inúmeras referências ao mel e enxame de abelhas.
A exploração dessa atividade sempre foi feita de maneira muito rudimentar, e os enxames eram quase totalmente destruídos no momento da colheita do mel, tendo que se refazer a cada ano. Mas, com o conhecimento adquirido através dos tempos, hoje o convívio com a abelha é diferente.
O apicultor é a pessoa que se encarrega de cultivar os produtos proporcionados pelas abelhas. As colméias artificiais que o homem fornece às abelhas são muito variadas e têm evoluído com o tempo. As mais rústicas eram simples troncos ocos ou cestos de vime; hoje em dia, utilizam-se diferentes tipos de caixas, que são muito mais práticas e fáceis de manejar.
O apicultor sabe qual é o melhor momento para colher o mel e que quantidade pode extrair sem prejudicar as abelhas. Tira unicamente os favos que contêm mel maduro e os coloca em uma máquina centrífuga, que extrairá o mel sem quebrar os favos, que podem ser utilizados novamente. Antes de engarrafá-lo, filtra-o para que fique livre dos restos de cera.
Paixão pelas abelhas garante preservação de espécies e gera renda Para além de ser negócio, cuidados com as abelhas são levados muito a sério!
Já ouviu inúmeras vezes sobre a importância das abelhas para a vida na Terra, não é verdade? E quando se diz ‘vida’, não é apenas a vida do ser humano não! Especialistas estimam que as abelhas, com seu incansável trabalho de polinização – são cerca de 10 flores visitadas por minuto -, são responsáveis por cerca de 80% das plantas que se reproduzem no planeta.
Então já viu o impacto que esses criaturinhas têm no ecossistema como um todo.